Encontramos um site na web que tem como seu principal objetivo dar dicas para divulgar banda.
Primeiro Passo: Público Alvo
O primeiro passo para se estruturar essa estratégia vai ser difinir o seu publico alvo, as pessoas que você quer que atingir com sua musica. Esse público alvo são as pessoas que vão comprar a sua musica e divulgar a banda para outras pessoas, esses serão seus fãns fieis.
Segundo passo: Pesquise o publico alvo
Agora que você já definiu seu público alvo, você deve entender profundamente ele. Pesquise sobre o seu publico desde o surgimento do estilo e analise alguns pontos que podem ser aproveitados por você, como por exemplo visão política, comportamento, época mais forte do estilo. Esses são só alguns exemplos, pesquisando atentamente você vai descobrir inúmeras outras coisas a serem aproveitadas.
Terceiro passo: Finalizando a Estratégia
Agora que você já sabe qual o seu público alvo, e já compreende tudo sobre o estilo chegou a hora de aplicar o que o resultado de sua pesquisa te mostrou. Elaborei uma lista com alguns fatores que deverão ter sido identificados ao final de suas pesquisas:
1. O que seu público alvo mais gosta neste estilo?
2. Quais locais, casas de show seu publico alvo mais freqüenta?
3. Como o seu público alvo se veste?
4. As referencias visuais deste estilo seguem algum padrão (Sujeira, Cores Chamativas, Simplicidade )?
5. As bandas do estilo musical possuem logotipos, símbolos?
6. Há alguma caracteristica de afinação ou nos instrumentos (Ex: Guitarra 7 cordas, Afinações em Bb, D, Bateria com bumbo duplo ou simples)?
7. Seu público alvo prefere arranjos elaborados, ou algo mais simples?
8. As fotos tem alguma característica própria do estilo (Ex. Roupas pretas, Roupas coloridas, Locação Sombria, Locação alegre)?
2. Quais locais, casas de show seu publico alvo mais freqüenta?
3. Como o seu público alvo se veste?
4. As referencias visuais deste estilo seguem algum padrão (Sujeira, Cores Chamativas, Simplicidade )?
5. As bandas do estilo musical possuem logotipos, símbolos?
6. Há alguma caracteristica de afinação ou nos instrumentos (Ex: Guitarra 7 cordas, Afinações em Bb, D, Bateria com bumbo duplo ou simples)?
7. Seu público alvo prefere arranjos elaborados, ou algo mais simples?
8. As fotos tem alguma característica própria do estilo (Ex. Roupas pretas, Roupas coloridas, Locação Sombria, Locação alegre)?
Se você respondeu a todas as perguntas sem nenhuma dificuldade então parabéns, sua pesquisa está pronta para ser aplicada!
QUEM PLANEJA TEM BOAS FOTOS!
Equipamentos e Equipe: Para as fotos promo de sua banda você vai precisar de um fotografo profissional, ou uma câmera com uma resolução boa e alguém que saiba tirar boas fotos. O tipo de foto também vai dizer muito do que você vai precisar. No caso de querer fotos em estúdio com fundo branco, o melhor é contratar um fotografo profissional com um estúdio e que vai saber tirar proveito da luz artificial do estúdio. No caso de fotos externas as coisas não simplificam muito não, para fotos externas não basta só você e o fotografo, pois diversos fatores vão influenciar, o vento, a luz que tem que ser rebatida, e diversos outros fatores a serem pensados. Se você e seus amigos forem tentar fazer tudo na raça, chame um dos amigos para rebater a luz para os integrantes, pode ser um objeto grande e branco de preferência, não use papel alumínio ele vai rebater uma luz muito artificial, já um objeto branco vai fazer com que a luz pareça mais natural.
Locação: Este é um assunto a ser pensado muito bem pela banda , pois a locação vai dizer muito sobre a mensagem que a banda vai passar. Uma boa dica é pesquisar fotos dos artistas que são influências da banda, que passem a mesma mensagem que sua banda quer passar. Se um artista ou banda que você gosta tirar uma foto num campo aberto, em uma clareira, com jaquetas de couro por exemplo, procure locações e visual parecidos. Caso as fotos sejam em fundo branco, roupas coloridas siga o mesmo estilo, mas não copie, tenha as fotos de referencia simplesmente como base para montar o seu estilo.
DICA: Mostre as fotos referência alguns dias antes para o fotografo que for tirar as fotos da banda, pois no dia das fotos ele vai estar preparado e com a mesma idéia que você tem em mente para as fotos promocionais da banda.
Pronto! Agora com as fotos referencia separadas e os looks escolhidos é só partir pra locação e tirar as fotos.
CRIANDO UM LOGO PARA A BANDA
Esse é um assunto muito importante para uma banda. Pois é pelo logo que os fans identificarão a banda, e é ele também que vai estar nas peças promocionais da banda. O logo pode ser simplemente o nome da banda escrito com uma fonte diferente, ou pode envolver um símbolo. Alguns exemplos são: Beatles que tem como logo o nome escrito em uma fonte com serifa que dá um ar de sofsticação o que era muito bom para o período e estilo da banda, já um exemplo de símbolo pode ser a banda Breaking Benjamin que tem como logo um nó celta feito com quatro letras “B” de Breaking Benjamin, símbolo esse que muitos dos fãns da banda e até mesmo os membros da banda tem tatuados. Contudo, o real sentido de um logo é passar a mensagem da banda e ser facilmente identificada. Veja alguns logos clássicos de algumas bandas:
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Bom.. chagando a esse capitulo você já deve ter em mão uma pesquisa sobre o mercado da banda, as fotos promo da banda e uma logo. Agora chegou a hora de criar os canais de comunicação da banda seguindo uma identidade visual em todos eles. Uma dica se você não sabe fazer nada no photoshop é contratar uma empresa ou então um profissional freelance para adequar a identidade da banda em todos os canais de comunicação. O importante é que todas os sites da banda tenham o mesmo visual, myspace, bg do twitter, youtube entre outros devem ter a mesma identidade adequada a eles.
Outra dica é comprar uma Landing Page, que são sites de uma página só, geralmente feitas para promoções de produtos, comprando uma landing page, você tem o site praticamente pronto, e vai pagar bem pouco para coloca-lo no ar, já estou preparando um post com landing pages para bandas então fique de olho que logo menos eu posto para vocês.
AÇÔES DE MARKETING
As ações de marketing devem ser focadas em uma das redes sociais, incentivando o usuário a ir para as outras, ou para uma em específico. Você pode fazer uma campanha de divulgação onde as pessoas ao twittar colocam a hashtag com o nome da banda no final, o que vai fazer as pessoas procurarem sobre o que se trata e acabam conhecendo a banda. Ou pode fazer uma campanha onde as pessoas postam vídeos de resposta para um vídeo seu no youtube. As opções são diversas, o importante é pensar primeiro nos resultados que se quer atingir para depois pensar em uma ação de marketing que seja facilmente extendida e replicada pelo seu publico, ações de marketing viral, onde as pessoas expalham a mensagem da banda, tem um resultado muito rápido, mas precisam sem bem planejadas, para o tiro não sair pela culatra.
MERCHANDISE
O merchandise de uma banda é muito importante, e como tudo, também tem que ser bem planejado. O que posso dizer é que vale a pena gastar um pouco, mas ter o que vender ou mesmo dar aos fãns nos shows. Venda de camisetas, CDs, bottons garantem um retorno de dinheiro, além da satisfação de ver alguém com a camiseta da sua banda. A distribuição de adesivos é uma boa divulgação nos shows, e também uma garantia de que as pessoas lembrarão do nome da banda e pesquisarão sobre vocês na internet.
SHOWS
Os shows são a parte principal de toda essa divulgação! Existe uma diferença entre apresentação e show que deve ser explicada. Em uma apresentação os músicos simplesmente sobem no palco e tocam algumas musicas que ensaiaram alguns dias antes, já em um show a banda se destaca das demais, com o auxilio de luzes, efeitos pirotécnios (se o lugar do show tiver condições), set list bem ensaiado, etc, resumindo um show fica marcado na cabeça das pessoas
Portanto, pense no seu show além das músicas, pense nele como a experiencia, sensação que você quer qeu as pessoas sintam durante seu show!!
0 comentários:
Postar um comentário