
Para produtor musical, Arilson Teixeira (foto) é sórdido e tentou destruir a festa do Chiclete com Banana em Jacobina
Após 20 anos consegui trazer Chiclete com Banana novamente a Jacobina. O momento foi emocionante. Quando as cortinas do palco se abriram, eu só via um monte de gente, alguns chicleteiros de carteirinha, outros não, com os olhos cheios de lágrimas.
Fico até arrepiado escrevendo este texto. É como se Jacobina estivesse vivendo novamente o tempo das verdadeiras grandes festas e micaretas. O grande anfitrião, Bel do Chiclete, falou em Jacobina por três vezes durante o show.
Lembrou que a mulher da sua vida, sua esposa, nasceu aqui e que seus dois filhos, hoje componentes da banda 8794, que também tocou no sábado, queriam muito andar pela cidade, conhecer a casa que a mãe nasceu e a escola que estudou, desejavam na verdade sentir na pele a energia do povo desta terra do ouro.
A ideia desta segunda versão do Ourofest nasceu com o sucesso da primeira no ano passado. Entretanto, queríamos neste segundo ano um show de Aviões do Forró melhor ainda, com superação total de todas as expectativas.
Arregaçamos as mangas e desde dezembro de 2010 que comecei a trabalhar a ideia. Todavia, acreditava que não seria vítima de gente inescrupulosa, invejosa e seus “boicotes”.
Pensava que alguns supostos manipuladores da cultura local já tivessem evoluído no sentido de compreenderem que toda concorrência é válida, necessária e o que realmente importa é projetarmos Jacobina como uma cidade de grandes eventos, grande como nosso povo. Deparei-me justamente com o contrário, senti na pele que estavam pagando dez para que eu não pudesse ganhar apenas um.
Refiro-me especificamente ao coordenador de Cultura da Prefeitura de Jacobina, Arilson Teixeira. Ele faz parte da máquina municipal e tem se beneficiado de informações privilegiadas para destiná-las à empresa Abafa, que tem como uma das proprietárias a sua irmã. Entretanto, toda Jacobina sabe muito bem que quem produz os eventos desta empresa é ele próprio. Jacobina precisa saber que ele atravessou as atrações programadas para o segundo Ourofest, captando a banda Aviões do Forró e Harmonia do Samba, através da sua estreita ligação com a empresa Pequena Notável, a fim de realizar a festa do Abafa. A sordidez é tão grande que nem sequer buscou outra atração, escancarando, desta forma, sua inveja com o sucesso do primeiro Ourofest.
As ligações inescrupulosas entre o coordenador de Cultura e a empresa de Produção Artística Pequena Notável precisam ser esmiuçadas pelo Ministério Público em Jacobina, pois ainda dará tempo.
Ocorre que na Micareta de 2011 comenta-se que a festa seria produzida pela empresa Caco de Telha e que de uma hora para a outra, sem mais nem menos e parece que sem licitação, a empresa Pequena Notável “ganhou a festa”. A ligação dela com o coordenador de Cultura é tão estreita que esta empresa foi a mesma que participou da última festa do Abafa e que teve qual banda como atração principal? Aviões do Forró.
O estranho é que na micareta de 2011 não se divulgava a empresa Pequena Notável como produtora da festa. Para a nossa surpresa, na festa do Abafa o nome da mesma foi escancarado e, de simples coadjuvante, parece que há agora uma sociedade entre eles. Que atuação esta empresa terá na Micareta de 2012? Ficaremos de olho!
Ainda tonto com o golpe, a dissimulação e a sordidez, ergui a cabeça e num rompante de sonho e realidade quis trazer para a minha terra o melhor, Chiclete com Banana, símbolo máximo da música baiana. Jacobina merece o melhor!
Inconformado com o sucesso que a festa seria e a grande força da atração principal, Arilson começou a espalhar pela cidade, fazendo um “boca a boca do mal”, uma fofoquinha aqui e outra ali (sua maior especialidade e de algumas pessoas que o cercam), que Chiclete com Banana não viria.
Na realidade, ele queria trazer Chiclete exclusivamente para a Micareta de 2012 e a vinda do Chiclete agora ofuscaria seu desejo.
Aliás, as coisas são movidas pelo seu desejo, já que estamos vivenciando uma ditadura cultural em nossa terra, não o desejo da atual gestão, que ele faz parte, ou da própria cidade. Isso ficou bem evidenciado na micareta passada, ao se trazer a banda Voa Dois pela simples razão da produção da mesma ser amiga do Coordenador de Cultura. Vale registrar que esta banda sequer tocou no carnaval da Bahia 2011 e conferir os preços que foram pagos a mesma!
Até em redes sociais, como facebook, ele espalhou comentários do tipo que a festa não aconteceria, minando a cabeça das pessoas de bem, confundindo-as. Quanto medo! Mas a informação pior ainda está por vir, ele ameaçou pessoas e gente do seu círculo social, com retaliação, caso fossem a festa.
Mas sou corajoso e audacioso, com tudo isso que aconteceu e mais tantas outras coisas que não daria para relatar neste desabafo, consegui inovar, fazer diferente, trazer Chiclete com Banana para Jacobina depois 20 anos.
Se houve lucro ou não, isso já não importa mais; o importante é que o sonho aconteceu, um sonho sonhado por Jacobina. A você que foi à festa, que conseguiu resistir a tanta maldade e energia negativa, meu muito obrigado. Tenho certeza que você pulou muito ao som do Chiclete e que deseja um grande bis para o ano que vem. Tenha fé que vai rolar de novo porque estou apenas começando, ano que vem tem mais Ourofest porque esta cidade festeira é ouro.
Fonte: Site brasilc.com
Everaldo Dantas
Produtor do OuroFest
0 comentários:
Postar um comentário